Sistemas Biomédicos

          A tecnologia na área da saúde envolve o conhecimento humano relacionado à pesquisa e desenvolvimento de Sistemas Biomédicos. Apesar das áreas da Engenharia Clínica, Hospitalar e Biomédica contarem com a formação de engenheiros, a tecnologia na área da saúde passou a contar com a formação de tecnólogos a partir de 1991, um profissional com características mais especializadas e focadas a determinados nichos de demanda da tecnologia voltada ao apoio à assistência médico-hospitalar. O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos integra a modalidade industrial onde se inclui a engenharia tradicional. O currículo do curso tem duas bases tradicionais: Projetos e Manutenção, tendo por objetivo atender o mercado de trabalho com profissionais capacitados para atuar nas diversas frentes que integram a cadeia produtiva dos equipamentos médico-hospitalares, odontológicos e laboratoriais.

O Tecnólogo em Sistemas Biomédicos  tem formação para atuar com competência na comunicação entre a área de Engenharia (representada pelo parque tecnológico do ambiente da saúde) e a Medicina (representada pelos profissionais da área de assistência à saúde) visando a supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, execução de manutenção, uso de sistema informatizado para a gestão da manutenção, controle de qualidade, montagem, treinamentos, instalação de novos equipamentos e outras atividades referentes aos procedimentos tecnológicos na fabricação de equipamentos médicos, bem como realizar serviços afins para atender às necessidades tecnológicas dos profissionais da saúde e o bem-estar dos pacientes

O Tecnólogo em Sistemas Biomédicos é responsável por planejar, gerenciar, implantar e manter equipamentos clínicos e médico-hospitalares. Supervisiona e coordena equipes de manutenção e otimização do uso de equipamentos eletro-médicos. Assessora a aquisição, executa a instalação, capacita usuários de equipamentos e sistemas biomédicos, além de participar de equipes de pesquisa aplicada. Responsável também pela implantação e controle das normas de segurança dos equipamentos nos serviços de saúde, pode atuar em hospitais, policlínicas, laboratórios, fabricantes e distribuidoras de equipamentos hospitalares

O mercado de trabalho é abrangente, podendo atuar em indústrias de equipamentos para a saúde (equipamentos médicos de diferentes graus de complexidade, equipamentos para clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, de estética, de fisioterapia e de bancos de sangue), em hospitais e policlínicas (públicos e privados). Fora dos hospitais, ele também pode assessorar a aquisição de equipamentos, fazer instalações e oferecer assistência técnica. Algumas empresas o contratam como vendedor técnico especialista, para oferecer seus produtos e serviços nos locais onde são mais utilizados, como em laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos, unidades de saúde, dentre outras.

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, pelo CNCST, pertence ao Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde propõe uma carga horária total de 2.400 horas. A carga horária de 2.880 aulas corresponde a um total de 2.400 horas de atividades, mais 240 horas de Estágio Curricular Supervisionado e 160 horas de Trabalho de Graduação, perfazendo um total de 2.800 horas de atividades, superando assim o disposto na legislação. Totalizando 6 semestres.

Competências e Habilidades do Profissional

É capacitado a aplicar normas de segurança, realizar gerenciamento de riscos e desenvolver e implantar procedimentos de qualidade em equipamentos médico-hospitalares, tanto na produção como nos diferentes serviços de assistência à saúde.

O mercado de trabalho é abrangente, podendo atuar em indústrias de equipamentos para a saúde (equipamentos médicos de diferentes graus de complexidade, equipamentos para clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, de estética, de fisioterapia e de bancos de sangue), em hospitais e policlínicas (públicos e privados) atuando na equipe de manutenção própria ou terceirizada, como prestador de serviço de assistência técnica em manutenção de equipamentos eletro-médicos, em equipes de pesquisa aplicada, em órgãos certificadores, em distribuidores de produtos para a saúde, em vendas técnicas, em órgãos oficiais de fiscalização na segurança e qualidade dos equipamentos eletro-médicos, no desenvolvimento e inovação científico-tecnológica de equipamentos para a área da saúde, além de outras frentes e formas de atuação inerentes à vocação individual aliada à formação oferecida pelo curso.

Atender a uma grande demanda do setor de manufatura por profissionais com formação na área tecnológica de manutenção industrial com capacidade de solucionar questões no setor de manufatura garantindo a produtividade e qualidade através do gerenciamento de máquina e equipamentos industriais, aperfeiçoando as indústrias locais tornando-as mais lucrativas e competitivas.

Objetivos Específicos

  • Gerenciar os processos de manutenção industrial, através de técnicas de planejamento e controle, e, gestão de custos;
  • Identificar e analisar falhas em equipamentos, processos e sistemas industriais;
  • Supervisionar equipes de manutenção e montagem de plantas industriais;
  • Gerenciar o consumo energético de máquinas e equipamentos industriais, definindo melhores condições de uso.
  • Gerenciar os processos de manufatura planejando e controlando manutenções de máquinas e equipamentos industriais com o foco do trabalho na qualidade e produtividade.
  • Desenvolver melhorias em equipamentos e processos produtivos através das ferramentas de qualidade.
  • Atuar na área de engenharia de qualidade contribuindo com a manutenção e melhorias do sistema de qualidade.

Professor: Carlos Alberto de Freitas

E-mail Institucional: f216.coord_sbm@fatec.sp.gov.br

Turma da Manhã

Segunda a Sábado: 08h00 às 11h40

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

5º Semestre

6º Semestre

Biologia Celular e Microbiologia

Bioquímica

Fundamentos de Anatomia Humana

Fundamentos de Fisiologia Humana

Biofísica

Gestão da Qualidade

Introdução ao Desenho Técnico

Introdução ao Desenho Assistido por Computador

Microbiologia Aplicada

Fundamentos de Imunologia

Elementos de Economia e Políticas Públicas em Saúde

Hematologia

Física Aplicada a Medicina I

Análise de Circuitos

Elementos de Eletrônica

Sistemas Analógicos

Tecnologia de Automação I

Saúde e Segurança Ocupacional

Eletricidade

Elementos de Mecânica de Precisão I

Tecnologia de Materiais

Instrumentação Biomédica

Processamento de Sinais

Tecnologia de Automação II

Inglês I

Física Aplicada a Medicina II

Elementos de Mecânica de Precisão II

Sistemas Digitais

Manutenção de Sistemas Biomédicos

Gestão de Manutenção

Comunicação e Expressão I

Inglês II

Estatística

Tecnologia de Fabricação

Projetos de Equipamentos Médico Hospitalares

Estágio Supervisionado em Sistemas Biomédicos

Cálculo I

Comunicação e Expressão II

Óptica Técnica

Informática Médica

Sistemas Microcontrolados em Equipamentos Médico Hospitalares

Construção de Equipamentos Médico Hospitalares


Química Geral

Cálculo II

Metodologia da Pesquisa Científico Tecnológica

Análise de Equipamentos Médico Hospitalares

Regulação e Certificação em Equipamentos Médico Hospitalares

Regulação, Certificação e Acreditação em Serviços de Saúde

Gestão do Trabalho de Graduação

Trabalho de Graduação em Sistemas Biomédicos