Estágio

       Todos os cursos da Fatec Osasco possuem em sua matriz curricular a disciplina de Estágio Supervisionado ou Prática Profissional. Esta disciplina de 240 horas pode ser aprovada de duas formas: via realização de Estágio na área do curso ou via Solicitação de Equivalência de Estágio para os alunos que atuam na área do curso.

Equivalência de Estágio

        O aluno pode solicitar a equivalência de estágio a partir do semestre previsto para sua realização no Projeto Pedagógico do Curso. 

        A solicitação deverá ser dirigida ao responsável pelo estágio do seu curso, acompanhada de documentação que comprove as atividades laborais. Considera-se trabalho passível de equivalência: emprego com registro em carteira profissional e/ou trabalho autônomo ou de prestação de serviços devidamente regularizado em órgãos competentes.

Para comprovar a equivalência do estágio é necessário apresentar:

  • Cópia do registro na Carteira de Trabalho (acompanhada de cópia das páginas de identificação da carteira), devidamente autenticadas;
  • Cópia do contrato social ou contrato de trabalho com o nome do aluno, devidamente autenticadas com firma reconhecida, caso não conste no original.

 

Para comprovar a experiência é necessário apresentar:

  • Documento em papel timbrado da empresa com a descrição técnica detalhada das atividades exercidas pelo aluno e o tempo em que as exerce, com firma reconhecida.

 

Quando o aluno atua como autônomo na área de formação é necessário apresentar:

  • Cópia simples e legível de seu registro como autônomo;
  • Cópia simples e legível de recibos RPA;
  • Cópia simples e legível de contratos de prestação de serviços, comprovando a carga horária mínima de atividades ou declaração do tomador de serviço com a devida comprovação, ambos em papel timbrado com firma reconhecida.

 

       Aceitam-se ainda registros como Microempreendedor Individual — MEI, nas mesmas condições, comprovando atividades e carga horária compatíveis com o curso.

       Tais comprovações deverão ser analisadas pelo coordenador do curso e pela equipe de apoio técnico administrativo responsável pelas ações relacionadas ao processo de estágio na unidade.

Documentação para solicitar Equivalência de Estágio
Estágio Supervisionado

O(a) aluno(a) que estagiar em uma empresa na área do curso deverá entregar presencialmente os seguintes documentos:

  • Termo de Compromisso de Estágio (03 vias contendo a assinatura do aluno e da empresa);
  • Relatório de Estágio Parcial (Para todos os cursos);
  • Relatório de Estágio Final Simplificado (Para os cursos: AI, DSM, GF, MI, RC e SBM);
  • Relatório de Estágio Final Completo (Apenas para o curso de GE).
Documentos Necessários
Orientadores de Estágio

ANDRÉ ROSA FERREIRA

andre.rferreira@fatec.sp.gov.br

CURSOS: AI e SBM

ROBERVAL EDMILSON PIVA GARCIA

roberval.garcia@fatec.sp.gov.br

CURSOS: DSM, GE, GF, MI e RC