A tecnologia na área da saúde envolve o conhecimento humano relacionado à pesquisa e desenvolvimento de Sistemas Biomédicos. Apesar das áreas da Engenharia Clínica, Hospitalar e Biomédica contarem com a formação de engenheiros, a tecnologia na área da saúde passou a contar com a formação de tecnólogos a partir de 1991, um profissional com características mais especializadas e focadas a determinados nichos de demanda da tecnologia voltada ao apoio à assistência médico-hospitalar. O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos integra a modalidade industrial onde se inclui a engenharia tradicional. O currículo do curso tem duas bases tradicionais: Projetos e Manutenção, tendo por objetivo atender o mercado de trabalho com profissionais capacitados para atuar nas diversas frentes que integram a cadeia produtiva dos equipamentos médico-hospitalares, odontológicos e laboratoriais.
O Tecnólogo em Sistemas Biomédicos tem formação para atuar com competência na comunicação entre a área de Engenharia (representada pelo parque tecnológico do ambiente da saúde) e a Medicina (representada pelos profissionais da área de assistência à saúde) visando a supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, execução de manutenção, uso de sistema informatizado para a gestão da manutenção, controle de qualidade, montagem, treinamentos, instalação de novos equipamentos e outras atividades referentes aos procedimentos tecnológicos na fabricação de equipamentos médicos, bem como realizar serviços afins para atender às necessidades tecnológicas dos profissionais da saúde e o bem-estar dos pacientes
O Tecnólogo em Sistemas Biomédicos é responsável por planejar, gerenciar, implantar e manter equipamentos clínicos e médico-hospitalares. Supervisiona e coordena equipes de manutenção e otimização do uso de equipamentos eletro-médicos. Assessora a aquisição, executa a instalação, capacita usuários de equipamentos e sistemas biomédicos, além de participar de equipes de pesquisa aplicada. Responsável também pela implantação e controle das normas de segurança dos equipamentos nos serviços de saúde, pode atuar em hospitais, policlínicas, laboratórios, fabricantes e distribuidoras de equipamentos hospitalares
O mercado de trabalho é abrangente, podendo atuar em indústrias de equipamentos para a saúde (equipamentos médicos de diferentes graus de complexidade, equipamentos para clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, de estética, de fisioterapia e de bancos de sangue), em hospitais e policlínicas (públicos e privados). Fora dos hospitais, ele também pode assessorar a aquisição de equipamentos, fazer instalações e oferecer assistência técnica. Algumas empresas o contratam como vendedor técnico especialista, para oferecer seus produtos e serviços nos locais onde são mais utilizados, como em laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos, unidades de saúde, dentre outras.
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, pelo CNCST, pertence ao Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde propõe uma carga horária total de 2.400 horas. A carga horária de 2.880 aulas corresponde a um total de 2.400 horas de atividades, mais 240 horas de Estágio Curricular Supervisionado e 160 horas de Trabalho de Graduação, perfazendo um total de 2.800 horas de atividades, superando assim o disposto na legislação. Totalizando 6 semestres.
Competências e Habilidades do Profissional
É capacitado a aplicar normas de segurança, realizar gerenciamento de riscos e desenvolver e implantar procedimentos de qualidade em equipamentos médico-hospitalares, tanto na produção como nos diferentes serviços de assistência à saúde.
O mercado de trabalho é abrangente, podendo atuar em indústrias de equipamentos para a saúde (equipamentos médicos de diferentes graus de complexidade, equipamentos para clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, de estética, de fisioterapia e de bancos de sangue), em hospitais e policlínicas (públicos e privados) atuando na equipe de manutenção própria ou terceirizada, como prestador de serviço de assistência técnica em manutenção de equipamentos eletro-médicos, em equipes de pesquisa aplicada, em órgãos certificadores, em distribuidores de produtos para a saúde, em vendas técnicas, em órgãos oficiais de fiscalização na segurança e qualidade dos equipamentos eletro-médicos, no desenvolvimento e inovação científico-tecnológica de equipamentos para a área da saúde, além de outras frentes e formas de atuação inerentes à vocação individual aliada à formação oferecida pelo curso.
Atender a uma grande demanda do setor de manufatura por profissionais com formação na área tecnológica de manutenção industrial com capacidade de solucionar questões no setor de manufatura garantindo a produtividade e qualidade através do gerenciamento de máquina e equipamentos industriais, aperfeiçoando as indústrias locais tornando-as mais lucrativas e competitivas.
Obetivos Específicos
Primeiro Semestre | Segundo Semestre | Terceiro Semestre | Quarto Semestre | Quinto Semestre | Sexto Semestre |
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Introdução ao Desenho Técnico | Análise de Circuitos | Elementos de Eletrônica | Análise de Equipamentos Médicos Hospitalares | Projetos de Equipamentos Médico-Hospitalares | Construção de Equipamentos Médico-Hospitalares |
Biologia Celular e Microbiologia | Introdução ao Desenho Assistido por Computador | Elementos de Mecânica de Precisão II | Informática Médica | Manutenção de Sistemas Biomédicos | Regulação, Certificação e Acreditação em Serviços de Saúde |
Química Geral | Elementos de Mecânica de Precisão | Tecnologia de Materiais | Instrumentação Biomédica | Sistemas Micrcontrolados sem Equipamentos Médico-Hospitalares | Tecnologia de Automação II |
Eletricidade | Bioquímica | Metodologia de Pesquisa Científico-Tecnológico | Sistemas Analógicos | Regulação e Certificação E.M.H. | Saúde e Segurança ocupacional |
Física Aplicada a Medicina I | Física Aplicada à Medicina | Microbiologia Aplicada | Sistemas Digitais | Processamento de Sinais | Gestão do Trabalho de Graduação |
Cálculo I | Cálculo II | Fundamentos de Anatonomia Humana | Tecnologia de Fabricação | Tecnologia de Automação I | Hematologia |
Comunicação e Expressão I | Comunicação e Expressão II | Óptica Técnica | Fundamentos de Fisiologia Humana | Biofísica | Gestão de Manutenção |
Inglês I | Inglês II | Estatística | Fundamentos de Imunologia | Elementos de Economia e Políticas Públicas em Saúde | Gestão da Qualidade |
Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Santa Cecília – Unisanta (1997) e pós-graduado lato sensu em Administração Industrial na Fundação Vanzolini – USP (1999). Leciono na FATEC Osasco (05/05/11-atual) no curso de Manutenção Industrial, tendo como principais disciplinas: Processos de Fabricação, Planejamento e Controle da Manutenção, Gerenciamento da Manutenção, Projeto do Trabalho de Graduação e Tópicos Especiais em Manutenção Industrial VI. Também leciono na FMU para os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Tecnologia Mecatrônica Industrial (01/03/13-atual) as disciplinas de Sistemas Integrados de Manufatura, Engenharia do Produto e Técnicas de Projeto e Gerenciamento de Projetos e no segundo semestre de 2017 assumi a organização dos TCCs e Estágio Supervisionado para o curso de Engenharia da Produção. Lecionei 8 anos (2002-2010) no Centro Universitário de Santo André – Unia, nos cursos de Engenharia da Produção, Tecnologia da Produção e Administração de Empresas, as disciplinas: Logística Empresarial, Logística de Distribuição, Cadeia de Suprimentos, Administração da Produção, Trabalho de Conclusão de Curso, Técnicas de Desenvolvimento de Projetos, Processos de Fabricação, Planejamento e Controle da Produção, Sistemas da Qualidade, Resistência dos Materiais e Desenho Técnico. Na Faculdade Anchieta lecionei 2 anos (2010-2011) no curso de Tecnologia em Logística as disciplinas: Planejamento Programação e Gestão de Armazéns, Distribuição Física e Multimodal e Logística Empresarial.
Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA (2001). Especialista em Matemática com Ênfase à Aplicação de Recursos Computacionais pela Universidade Estadual Paulitsa UNESP (2003). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina UEL (2010). Doutor em Educação – Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP (2020)
Possui Graduação em Química (1998), mestrado em Ciência dos Alimentos (Bromatologia) pela FCF -USP e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química -USP (2006). É Professora Universitária Plena ( III ) dos cursos de Tecnologia em Soldagem ,Refrigeração e Manutenção Industrial da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo FATEC -CEETEPS . Tem mais de 25 anos de experiência na área Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, Análise de Alimentos e Química Ambiental , atuando principalmente nos seguintes temas: análise de matrizes ambientais, reuso e tratamento de água, análise de pesticidas por CLAE, métodos espectroscópicos de análise , processos oxidativos voltados ao tratamento de água. Atualmente faz parte da Comissão da Congregação da FATEC de Itaquera é avaliadores de trabalhos científicos.
Professor do Centro Paula Souza, ministrando disciplinas nos cursos de Tecnologia em Automação Industrial (Física I e Eletricidade) e Tecnologia em Manutenção Industrial (Eletricidade e Análise de Sistemas Térmicos), na Fatec Osasco. Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2001). Experiência na área de Física, com ênfase em Estrutura Nuclear, Fisica Aplicada (modificacao e analise de materiais, com as tecnicas RBS, PIXE e SIMS), Aceleradores de particulas, alto-vacuo, programação em diversas linguagens (Java, C/C++, Fortran, Visual Basic e Labview). Atualmente me dedico ao estudo de Computação Cognitiva.
Possui graduação em Tecnologia de Soldagem pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1997), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010) e Pós graduação em Gestão Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (2013)
Possui graduação em Física (licenciatura) pela Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1999). Possui mestrado em Tecnologia Nuclear – Materiais no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia de Osasco e da Faculdade Anhanguera.
Professor da Fatec “Prefeito Hirant Sanazar” em Osasco, onde ministra aulas de Língua Inglesa nos cursos de Manutenção Industrial, Redes de Computadores e Gestão Financeira, trabalha também na FATEC Santo André, onde ministra aulas de Inglês Instrumental no curso de Eletrônica Automotiva e Mecânica Automobilística, foi professor na Faculdade Anchieta nos cursos de Turismo e Ciências Contabéis, nos quais ministrava aulas de Inglês Instrumental, e nos cursos de Tecnologia em Comércio Exterior, Logística e Gestão da Qualidade, nos quais ministrava aulas de Cultura Organizacional e Liderança, e atuou como professor do CLA – Centro de Línguas do Anchieta, que ministrava aulas de inglês regular e técnico. Tem experiência na área de EaD, pois trabalhou como Tutor em Inglês pela Casa Thomas Jefferson em Brasília pela plataforma iLang, atuou como Tutor também na Faculdade Anchieta (atual Anhanguera) nos cursos de Administração como tutor na Plataforma Moodle. Participou em bancas de concursos pela FATEC Osasco e é um grande estudioso da Língua e Cultura Inglesa, pois ministrou aulas de Literaturas Inglesa e Norte-Americana no IESA (Instituto de Ensino Superior de Santo André). Trabalhou como tradutor-intérprete para diversas empresas nacionais e internacionais. Realizou cursos de Língua Inglesa na Inglaterra nas cidades de Canterbury Kent e Paignton na Riviera Inglesa,concluiu um curso de Metodologias e Práticas Pedagógicas que teve apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Centro Paula Souza em parceria com a UCSD – Universidade da California em San Diego, Estados Unidos
Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie ? UPM (2016); Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela mesma universidade (2008); Supervisão Escolar (2005) e Pedagogia ? Complementação Pedagógica (2000) pela FASB ? Faculdade São Bernardo; Especialista em Letras: Língua e Literatura (1994) pela UMESP ? Universidade Metodista de São Paulo; Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1980). De 2011-2014 ministrou aulas nos cursos de graduação e de tecnologia nas Faculdades Metropolitanas Unidas ? FMU. Ministrou aulas no curso de Pós-graduação (Especialização) na Faculdade Editora Nacional – FAENAC em 2008. Professora efetiva, aposentada, de Educação Básica da rede pública (1983-2014), onde exerceu também as funções de Professor Coordenador Pedagógico e Vice-diretor de escola. Professora de Educação Básica da rede particular de ensino SESI ? Serviço Social da Indústria de 1999-2001 e Colégio Salete de 1991-1995. Professora voluntária de Técnicas de Redação do cursinho pré-vestibular EDUCAFRO de 2001 a 2002. Substituiu professor no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP) 2017-2018. Atualmente ministra a disciplina Português Instrumental na FECS – Faculdade de Educação em Ciência da Saúde no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde é membro do NDE – Núcleo Docente Estruturante e CPA – Comissão Própria de Avaliação. Ingressou na FATEC – Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar do Centro Paula Souza, por concurso público, em abril/2018. Área de Pesquisa: educação e estudos linguísticos. Atualmente, compõe o grupo de pesquisa que estuda as obras de Paulo Freire, coordenado pela Prof.(a) Dr.(a) Maria Lúcia Vasconcelos da Universidade Presbiteriana Mackenzie.