Gestão Financeira

O Tecnólogo em Gestão Financeira

O tecnólogo em Gestão Financeira aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, na controladoria, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Atento às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos, esse profissional analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição.

cnnamador cnnamador xxx com xxx com milf

A área de Finanças é estratégica tanto para as organizações quanto para a sociedade, pois é uma atividade que engloba todo o planejamento de gerenciamento, e manuseio dos recursos financeiros da empresa. É por meio dos recuros financeiros que a entidade sobrevive em meio à complexidade de um mundo cada vez mais globalizado.

O profissional de gestão financeira analisa e equaciona a situação econômico-financeira de uma empresa, com vistas a sua otimização, definindo as tecnologias a serem utilizadas na produção de informações para subsidiar a tomada de decisão, verificando a necessidade de captação e aplicação financeira nos mercados monetário e financeiro. Verifica a necessidade de investimento e viabilidade financeira de projetos organizacionais. Executa o planejamento, orçamento e controle dos recursos financeiros das organizações.

A gestão financeira de uma empresa deve ser planejada a partir da definição de objetivos.
O tecnólogo em Gestão Financeira desenvolverá um planejamento estratégico para que as metas se tornem tangíveis. Determinando o momento correto para analisar custos, desenvolver ações eficientes para gerenciar o caixa, e tomar as decisões financeiras para aumentar a receita da empresa. O Tecnólogo em Gestão poderá identificar cada processo envolvido na transação (nacional ou internacional) e se precaver para que a empresa não erre, e gere prejuízo. Além de conhecer muito bem o mercado, utilizando ferramentas apropriadas para garantir o sucesso empresarial.

O cenário tecnológico atual é muito diferente do cenário de anos atrás. Foi-se o tempo em que a área financeira era totalmente formal e burocrática. O ambiente central era um ERP e tudo girava em torno dele. O tecnólogo em Gestão Financeira está preparado para atuar com Inteligência Artificial, analisando perspectivas do mercado, utilizando de análise de dados para avaliar riscos, lucro em potencial, preparar estratégias em busca de mais lucro e competitividade no ambiente empresarial, usando Dark Analytics, que vai além de um simples Big Data. Hoje, novas soluções criam novas oportunidades de negócios, otimizam o ambiente de trabalho e criam disrupções por onde passam. No mercado de trabalho, esse profissional é muito valorizado em épocas de instabilidade econômica. Durante uma crise ou na recuperação econômica de um país, é importante planejar bem as finanças, aplicar os recursos em investimentos rentáveis e elaborar orçamentos detalhados. Na crise, é primordial ter uma boa gestão de contas.

Comércios, prestadoras de serviço, indústrias e órgãos públicos contratam esse profissional, que investiga formas de aprimorar o desempenho financeiro da organização. Em corretoras de valores, bancos e instituições financeiras ele também encontra posições.

O curso de Tecnologia de Gestão Financeira tem duração de 6 semestres.

Competências Gerais

- Capacidade de Comunicação e Expressão;
- Gerar Soluções Inovadoras;
- Interagir com Outras Áreas
- Tomar decisões
- Demonstrar capacidade de negociação
- Demonstrar raciocínio lógico
- Adotar postura ética e responsável, de respeito aos valores definidos pela organização e pela sociedade.
- Capacidade de identificar novas oportunidades de negócios
- Estimular e mobilizar positivamente as pessoas;
- Trabalhar em equipe, interagindo em situações de natureza diversificada.

Competências Espcíficas

- Analisar e equacionar a situação econômico-financeira de uma empresa, com vistas a sua otimização;
- Analisar as tecnologias utilizadas na produção de informações para subsidiar a tomada de decisão na empresa;
- Verificar a necessidade de captação e aplicação financeira nos mercados monetário e financeiro;
- Verificar a necessidade de investimento e viabilidade financeira de projetos organizacionais;
- Executar o planejamento, orçamento e controle dos recursos financeiros das organizações.

Matriz Curricular

Primeiro SemestreSegundo SemestreTerceiro SemestreQuarto SemestreQuinto SemestreSexto Semestre
Informática BásicaSistemas de InformaçãoAnálise das demonstrações financeirasAuditoriaControladoria e Governança CorporativaGestão de Riscos
ContabilidadeContabilidade Gerencial e de CustosMétodos Quantitativos na Gestão FinanceiraAnálise de Projetos de InvestimentosFinanças InternacionaisPlanejamento Financeiro e Gestão de Capital de Giro
MatemáticaMatemática FinanceiraPlanejamento e Gestão EstratégicaFontes de financiamentosPlanejamento TributárioGestão de Projetos
Métodos para a produção do conhecimentoEstatística Aplicada à GestãoEconomiaComportamento OrganizacionalOrçamento EmpresarialDesenvolvimento de Negócios
Administração GeralFundamentos de MarketingEspanhol IDireito EmpresarialMercado de CapitaisProjetos de Gestão Financeira II
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais IAtividades Acadêmico-Científico-Culturais IIInglês IIIEspanhol IIGestão de CréditoInglês VI
Comunicação e ExpressãoComunicação Empresarial GeralInglês IVProjetos de Gestão Financeira I
Inglês IInglês IIInglês V

Nossa Equipe

MBA em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Sistemas de Informação – Faculdades Integradas Rio Branco (2005). Atualmente é professor universitário no Centro Paula Souza (FATEC) – unidade de Osasco – Carreira desenvolvida na área de Tecnologia de Informação, com sólida experiência no gerenciamento de projetos, implantação de Business Intelligence com foco em instituição de Ensino Escolar e Academico, implantação e manutenção de sistemas, atuando na otimização de rotinas, redução de custos e excelência nos serviços prestados. – Vivência na Gestão de Projetos, seguindo as práticas do Project Management Institute (PMI), ITIL e COBIT atuando fortemente na Área da Educação em Instituições de Ensino Fundamental, Médio, Graduação, Pós Graduação, MBA, Ensino profissionalizante e Escola especial para crianças surdas. – Gerência de equipe pautada em catalizar mudanças essenciais à instituição, interesse por potenciliar o poder dos colaboradores abrindo espaços para sua atuação. – Gestão de equipes, realizando processos de contratação, treinamento e desenvolvimento, formando profissionais de alta performance e integrados à visão e missão da instituição. – Ampla experiência no relacionamento com clientes, identificando suas necessidades, apresentando as soluções mais adequadas ao seu modelo de negócio. Criando modelos específicos de registro de dados no sistema compartilhando informações sobre a evolução do seu relacionamento com objetivo de garantir resultados positivos em campanhas de captação, retenção e fidelização de alunos. – Ampla experiência no desenvolvimento de sistemas Administrativos e Acadêmicos tais como: Contabilidade, Folha de Pagamento, Contas a Pagar e Receber, Custos, Cobrança, Fiscal, Setor de Bolsa de Estudos, Sistemas para gerenciamento de secretaria acadêmica, escolar, coordenadores, supervisores, professores, alunos, diretores de unidade, diretoria geral. – Vivência em linguagem de programação Dataflex, C#, PHP, Java e Adobe Flex. E Banco de dados SQL, Oracle, Mysql. – Leciona nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão Financeira e Administração, bem como na aplicação de palestras em instituições de ensino superior.

Valmir de Santana Santos Junior

Coordenador do Curso

valmir.ssantos@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros(1996), especialização em Segurança da Informação pela Universidade Estácio de Sá(2018) e mestrado-profissionalizante em Mestrado Profissional em Redes de Computadores pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo(2001). Atualmente é Professor da Faculdade de Tecnologia de Osasco Pref. Hirant Sanazar e Analista de TI da Elevadores Atlas Schindler S/A. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Adalberto de Freitas Camargo

adalberto.camargo@fatec.sp.gov.br

Mestre em Contabilidade pela FECAP ; Licenciatura em Matemática pela UNIBAN; Pós-graduado em Administração Financeira pela FEAO e graduado em Administração pela FEAO. Atualmente, leciono as disciplinas de: Gestão Financeira; Análise investimentos, Contabilidade e Economia na Faculdade de Tecnologia de São Paulo- Unidade Cotia

???@fatec.sp.gov.br

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Graduada em Letras Tradutor Intérprete pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1989) e em Licenciatura Plena em Letras – Português e Inglês pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1989). Atualmente ministra aulas de língua inglesa no Centro Paula Souza, na FATEC Osasco e FATEC Ipiranga. Atua como coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras (ISF) pela FATEC Osasco, sendo responsável pelas ações do programa (o curso My English Online e as aplicações dos testes de proficiência Toeic-Brigde e TOEFL-ITP). Coordenadora do projeto Inglês para a Comunidade, um curso de inglês gratuito para a comunidade de Osasco e Região. Ministra aulas como professora autônoma em empresas na cidade de São Paulo, desenvolvendo cursos específicos para profissionais de diversas áreas de atuação. Possui experiência no ensino de língua inglesa para adolescentes e adultos em institutos de idiomas e empresas, atuando também na coordenação geral de escola particular de idiomas.

Andréa Braga Cazerta De Souza

andrea.bcsouza@fatec.sp.gov.br

Especialista em Administração de Recursos Humanos pela FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO – FAAP e graduada em Administração pelo INSTITUTO DE EDUCAÇÃO COSTA BRAGA, atua como professora de ensino superior na Faculdade de Tecnologia de Osasco – FATEC OSASCO, nos cursos de Tecnologia em Gestão Financeira e Redes de Computadores, em disciplinas nas áreas de Administração e Negócios, e membro do comitê organizador da FatecExpo Week, evento que reúne semestralmente em torno de 2.000 pessoas. Ainda na área acadêmica atuou como Coordenadora do Curso de Tecnologia em Automação Industrial na Faculdade de Tecnologia de Osasco – FATEC OSASCO e como professora assistente na Faculdade de Tecnologia de Cotia – FATEC COTIA nos cursos de Tecnologia em Gestão Empresarial e Gestão da Produção Industrial. Sólida experiência, de mais de 20 anos em empresas multinacionais, assessorando executivos,na elaboração de relatórios gerenciais e assessoria direta à Consultoria Interna de RH, com foco estratégico no negócio, na administração e operacionalização de programas de Recursos Humanos, processos seletivos, em programas de treinamento, e gestão de desempenho, nos processos de Pesquisa de Engajamento, Programa de Participação dos Resultados e de Reconhecimento. Além de forte atuação nas áreas de: Comunicação, atuando como membro de comitês corporativos e coordenando veículos internos de comunicação; Eventos, estruturando e organizando eventos internos e externos; e em Responsabilidade Social, atuando como responsável pela captação e elaboração de novos projetos sociais e liderando iniciativas já existentes.

Andrea Fioravante Salla

andrea.salla@fatec.sp.gov.br

Graduado em Contabilidade e Atuária pela Universidade de São Paulo (1989), com mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com experiência na área de Consultoria em Gestão, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados à controladoria: sistemas de informações gerenciais, simuladores para decisão econômica e Gestão Econômica aplicada à entidades públicas e privadas.

Antonio Benedito Silva Oliveira

antonio.oliveira45@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1987), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente, é Diretor Geral das Faculdades Integradas Rio Branco, avaliador ad-hoc do Ministério da Educação e do Desporto, avaliador do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, professor convidado da Fundação Instituto de Administração (desde 2005), professor convidado de pós graduação da Fundação Universidade de São Paulo (desde 2004), do Centro Paula Souza (desde 2014) e da Universidade de São Caetano do Sul (desde 2010). Tem experiência na área de Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional de instituições de ensino superior, planejamento estratégico de ensino superior, interdisciplinaridade, metodologia científica, pesquisa de mercado e engenharia estrutural.

Edman Altheman

edman.altheman@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (1996), graduação em Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Tibiriçá (1990) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é consultor politicas normas contabeis – Banco Bradesco S.A. e professor assistente – FATEC Osasco. Trabalhou por 10 anos na contabilidade da MWM Motores Diesel Ltda. e lecionou em diversas faculdades, tais como Mackenzie, São Judas e SENAC-SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, risco operacional, contabilidade bancária, risco de crédito e basiléia ii

Eduardo Ito

eduardo.ito@fatec.sp.gov.br

Possui graduação pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2004). Especializando em Docência para o Ensino Superior. Atualmente é Advogado e Professor. Tem experiência na área de Direito como Consultor Jurídico e Professor auxiliar em cursos jurídicos preparatórios.

Eduardo Muller Nunes

eduardo.muller@fatec.sp.gov.br

Formação: Pós-Doutor em Ciências Contábeis – PUC-SP; Doutor: Ciências Sociais, Área de Relações Internacionais – PUC-SP; Mestre: Administração de Empresas – Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista: Avaliação Institucional – UNB; Especialista: Administração com ênfase em Finanças – UNIFIEO; Especialista: Formação de Docentes para a atuação em Educação à Distância – ESAB; Graduado: Administração de Empresas – UNIFIEO; Graduado: Ciências Contábeis – UCDB; Graduado: Administração Pública – UCDB. Atividades: Professor do Mestrado e da Graduação de Ciências Contábeis das PUC-SP. Chefe Editorial da Revista Científica Hermes Editor da Revista REMIPE e editor da Revista REMIPE Avaliador: MEC/INEP (desde 2002) e Conselheiro do CRC-SP. Experiências: Docência em Ensino Superior (21 anos); docência em Ensino Médio (2 anos); elaboração de projetos educacionais e autoavaliação; avaliação de cursos e instituições (Conselho Estadual de Educação – SP, MEC/INEP); Controladoria (SABESP-SP); Auditoria (Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo). Participação em projetos de pesquisa,e autor de livros e artigos.

Fernando De Almeida Santos

fernando.santos64@fatec.sp.gov.br

Mestre em Tecnologia da Informação aplicada pelo Centro Estadual de Educação Tecnologia Paula Souza – CEETEPS, Especialista em Gestão da Informação com ênfase em Business Intelligence pela Universidade Anhembi Morumbi. Sócio fundador da Barth Comunicação, consultoria especializadas em desenvolvimento de projetos de sistemas de informação para pequenas empresas, aberta desde 2003. Na área acadêmica é professor em cursos de graduação nas FATECs Osasco e Cotia e nas Faculdades Integradas Rio Branco.

Francisco Felinto Da Silva Junior

francisco.felinto@fatec.sp.gov.br

É licenciada em Letras (Inglês/Português) pelas Faculdades Integradas Teresa Martin, especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, MBA em Comunicação e Marketing pela Universidade Cruzeiro do Sul e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

?@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (1971) e mestrado em Administração pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980). Atualmente é professor adjunto do Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino Para Osasco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de empresas, empreendedorismo, administração, organização e negócios. É autor e co-autor de três livros na área.

Jonas Reginaldo Prado

jonas.rprado@fatec.sp.gov.br

Possui mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFASE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO na Universidade Cruzeiro do Sul (2013). Possui graduação em MATERIAIS, PROCESSOS E COMPONENTES ELETRÔNICOS pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1996), especialização em FORMAÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR pela Universidade Nove de Julho (2009) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2007). Atualmente é professor concursado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza com atuação em pesquisa, orientação e condução das aulas.

Leandro Palha de Oliveira

leandro.pdoliveira@fatec.sp.gov.br

A definir

Luciana dos Santos

luciana.santos2@fatec.sp.gov.br

Doutorado em Andamento no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários na UNESP, Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (USP), Bacharel em Letras, com Habilitação em Espanhol e Português (USP), Licenciado em Letras, com Habilitação em Espanhol e Português (USP). Atua na Área do Ensino de Espanhol, Português, Comunicação e Literaturas. Atualmente Professor Universitário na Fatec (Centro Paula Souza).

Marcelo Maciel Cerigioli

marcelo.mcerigioli@fatec.sp.gov.br

@fatec.sp.gov.br

Possui Graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994), Especialização em Matemática Pura pela Universidade de São Paulo (2003) e Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002)

Marcos Agostinho De Freitas

marcos.agfreitas@fatec.sp.gov.br

Mestre em Gestão de Sistemas Produtivos sob o Tema de Análise dos Custos de Melhoria no Sistema Produtivo da Avicultura de Postura do Interior Paulista, Especialista em Gestão Financeira e Bacharel em Administração pela Faculdade Rio Branco. Pesquisadora do Mercado de Carbono, Resíduos Sólidos, Produção Mais Limpa e Energias Alternativas. Artigos científicos aprovados em anáis na FEA-USP, Publicação na Revista Científica da UNOPAR, Ciência Jurídica e Empresarial, recebeu o Prêmio no Concurso de Incentivo à Produção Mais Limpa promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e autora de 2 capítulos do livro “Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Foco” da Editora Poisson . Atualmente desenvolve suas atividades como professora e Coordenadora do Curso de Gestão Financeira do Centro Paula Souza – Fatec Osasco e membro do Comissão Assessora de Área de Gestão Financeira para o ENADE do INEP – MEC.

Marta Fioravante Delgado

marta.fioravante@fatec.sp.gov.br

Professor da Fatec “Prefeito Hirant Sanazar” em Osasco, onde ministra aulas de Língua Inglesa nos cursos de Manutenção Industrial, Redes de Computadores e Gestão Financeira, trabalha também na FATEC Santo André, onde ministra aulas de Inglês Instrumental no curso de Eletrônica Automotiva e Mecânica Automobilística, foi professor na Faculdade Anchieta nos cursos de Turismo e Ciências Contabéis, nos quais ministrava aulas de Inglês Instrumental, e nos cursos de Tecnologia em Comércio Exterior, Logística e Gestão da Qualidade, nos quais ministrava aulas de Cultura Organizacional e Liderança, e atuou como professor do CLA – Centro de Línguas do Anchieta, que ministrava aulas de inglês regular e técnico. Tem experiência na área de EaD, pois trabalhou como Tutor em Inglês pela Casa Thomas Jefferson em Brasília pela plataforma iLang, atuou como Tutor também na Faculdade Anchieta (atual Anhanguera) nos cursos de Administração como tutor na Plataforma Moodle. Participou em bancas de concursos pela FATEC Osasco e é um grande estudioso da Língua e Cultura Inglesa, pois ministrou aulas de Literaturas Inglesa e Norte-Americana no IESA (Instituto de Ensino Superior de Santo André). Trabalhou como tradutor-intérprete para diversas empresas nacionais e internacionais. Realizou cursos de Língua Inglesa na Inglaterra nas cidades de Canterbury Kent e Paignton na Riviera Inglesa,concluiu um curso de Metodologias e Práticas Pedagógicas que teve apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Centro Paula Souza em parceria com a UCSD – Universidade da California em San Diego, Estados Unidos.

Moacyr da Silva Caminada

moacyr.caminada@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em Adminsitração pela Universidade Paulista (1996)- MBA em controladoria e Finanças Faculdades Anhanguera. sp.(2010) graduaçao em contabilidade pela Escola de Negocio Trevisan sp. 2016- Atualmente é Professor – Anhanguera Educacional- sp. Consultor Financeiro e Contábil-Contador CRC-1sp190194. ( TC) Socio Proprietário da Empresa MC Contabilidade e Consultoria Empresarial ME.

Moisés Donizeti Da Silva Cesar

moises.cesar@fatec.sp.gov.br

Administrador com habilitação em Comércio Exterior, despachante aduaneiro, Pós-graduado em Educação a Distância e em Administração Industrial pela Escola Politécnica da USP, Mestre em Engenharia Civil – Área de concentração: Transportes – UNICAMP/SP, Professor universitário de cursos de graduação (bacharelado/tecnológico), Pós-graduação, Coordenador de Cursos de Graduação Tecnológica (Logística), Bacharelado (Administração) e Avaliador de Cursos, na modalidade a distância, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP – SINAES-BASis. Experiência na gestão industrial e empresarial nas áreas de compras nacionais e internacionais (importação – exportação), desenvolvimento de materiais e fornecedores, gerenciamento de estoques, armazenagem e movimentação, transportes intermodais, canais de distribuição nacional e internacional, projetos de racionalização de armazéns e logística integrada, desembaraço aduaneiro, câmbio e seguros.

???@fatec.sp.gov.br

Doutorando no Programa de Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo. Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Possui graduação em Ciências Econômicas (1986) e Especialização em Magistério do Ensino Superior (2010) pela mesma Universidade. Atualmente é professor contratado nas Faculdades Integradas Rio Branco, Professor concursado na Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Cotia e Osasco, e sócio diretor da Planning – Planejamento e Pesquisa. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Teoria Econômica e Mercadologia.

Onofre Alves Portella Junior

????@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes, extensão universitária em Administração de Empresas pela PUC-SP e especialização em Engenharia de Telecomunicações pela FAAP-SP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: viabilidade, site-survey, metrologia, calibração, rádio digital, micro-ondas, fibra-óptica, redes de telecomunicações (locais e de longa distância). Projeto, instalação, treinamento e coordenação de equipes de campo. Docência em diversas disciplinas de telecomunicações e elétrica.

Roberval Edmilson Piva Garcia

roberval.garcia@fatec.sp.gov.br

Mestrado em Engenharia da Computação pela USP e Certificação PMP (Project Management Professional). Possui vasta experiência em Gerenciamento de Projetos (PMI) e na área de TI. Experiência Acadêmica de 19 anos atuando como Docente / Professor em cursos de Pós-Graduação e Graduação na Área de Gerenciamento de Projetos (PMI) e TI em instituições como FATEC Osasco, Carapicuíba e Barueri, Fipecafi, FATEC Tatuí, São Judas, Senac, Mauá, Estácio-Uniradial, Anhanguera, Unip, Pitágoras, Uniban, Uninove e UniSantanna. Mestre em Engenharia da Computação pela USP – IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Experiência de 13 anos em Gerenciamento de Projetos (PMI) e 29 anos na área de TI com excelentes resultados de melhoria de desempenho, produtividade e lucratividade. Capacidade de liderança e motivação, facilidade de comunicação e grande habilidade de negociação com os stakeholders e com a equipe. Comprometimento, responsabilidade, pró-atividade e visão estratégica. Trabalhou em grandes Empresas como Santander, Via Varejo, Alelo, JPConsulting, HSBC, Porto Seguro, Banco Bradesco, Alcoa Alumínio, Bank Boston, Banco SG Brasil, Banco Sudameris e USP – Universidade de São Paulo. Atuou com Desenvolvimento e Gestão de PMO cuidando de Projetos desde a Iniciação até o Encerramento com a utilização de Estruturas Organizacionais Matriciais e Projetizadas. Conhece Templates de Termo de Abertura, Declaração de Escopo, EAP, Cronograma, Custo, RH, Qualidade, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas. Trabalhou com Gestão de Fábrica de Software interna e externa com equipes médias e grandes. Conhece ERP Oracle EBS (eBusiness Suite), Oracle APEX, PowerBuilder, Java, bancos de dados Oracle, Sybase e SQL-Server, EPM, Project, WSB Chart Pro, sistemas operacionais DOS, Windows e Unix além de ferramentas de modelagem de dados e de controle de versões. Conhecimento de SCRUM e ERP´s SAP e TOTVS.

Rogerio Tergolina

rogerio.tergolina@fatec.sp.gov.br

Graduado em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Experiência em Docência na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdades São Luis, UNISA, Academia Paulista Anchieta S/C Ltda, Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, FATEC- Osasco. Sólida experiência na área Contábil, em especial em Controladoria e Auditoria, tendo atuado em Empresas como Cohab, Gethal S/A, Tintas Coral S/A e na Administração Pública.

Sérgio Januário de Freitas

sergio.jfreitas@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2000). Pós graduação lato-sensu ( MBA em Gestão de Negócios – Ibmec-2005). Professor das disciplinas Resistência dos Materiais, Mecânica dos Sólidos , Tecnologia de Produção II (custos industriais+tempos e métodos),Estatística aplicada à Gestão, Negócios Eletrônicos, Promoção e Merchandising e Gestão Estratégica. Atuando pela FATEC-SO (Faculdade de Tecnologia de Sorocaba), FATEC São Roque e FATEC Osasco. Já lecionou outras disciplinas, como Planejamento e Controle de Projetos, Desenho Técnico, Construção de Máquinas, Sistemas hidráulicos e Pneumáticos e Metodologia Científica. Experiência empresarial: na área de processos de fabricação (usinagem), projetos de transferência de tecnologia, projetos lean-six sigma (possui Certificação Black Belt Six Sigma), modelagem e simulação via software, gestão de grandes contas corporativas (gestão de negócios) e Marketing de Produto. Atuou em empresas como SCHAEFFLER, OPENCADD, Mercedes-Benz, TÜV automotive GmbH, FIAT e VALE 

???@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e especialização em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FEA-USP(2001). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia. Sólida vivência em empresas multinacionais e nacionais em planejamento estratégico, montagem e gerenciamento do PDI, desenvolvimento, implantação e suporte de grandes sistemas integrados (ERP), projetos de infraestrutura e segurança das informações nos segmentos: educacional, industrial, gráfico, comunicação (meio gráfico / jornal / rádio/ TV), financeiro e prestação de serviços. Responsável por montar e estruturar áreas de TI, controlar o budget, gerenciamento de equipes multidisciplinares, controle de contratos, desenvolver novos fornecedores e parceiros, promover o redesenho de departamentos e de processos, implantar plataformas operacionais e de Sistemas Integrados. Amplos conhecimentos em Governança Corporativa e de projetos baseados em metodologia da FNQ (Fundação da Qualidade), BSC, COBIT, ITIL, PMI e SCRUM.

Wilians Antonio Coan

willians.coan@fatec.sp.gov.br

Mais informações com a coordenação do curso: f216.coord_gf@fatec.sp.gov.br

[parceiros]

Rua Pedro Rissato n° 30 – Vila dos Remédios | Osasco-SP
CEP:06296-220 | Fone: (5511) 3603-9910

Copyright @ 2020 Fatec Prefeito Hirant Sanazar - FATEC OSASCO
Website desenvolvido por FATEC de Osasco