A Influência de Redes Interpessoais e Interorganizacionais na Inovação de MPEs Brasileiras de Serviços

  • Caio Giusti Bianchi ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Welington Rodrigues Alves ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • George Rossi ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Palavras-chave: empreendedorismo; micro e pequenas empresas; inovação; redes multinível.

Resumo

A inovação é uma importante estratégia de sobrevivência e desenvolvimento para micro e pequenas empresas no Brasil, principalmente por meio de redes multinível como fontes de conhecimento. Então, o objetivo do estudo é analisar o impacto de redes multinível nos diferentes tipos de inovação de MPEs brasileiras de serviços. Foram realizados mapeamentos cognitivos causais e entrevistas com empreendedores de três empresas, possibilitando a conclusão de que: 1) redes exógenas são mais influentes na inovação de serviços; 2) redes endógenas são mais influentes na inovação de processos; 3) redes com concorrentes são utilizadas principalmente para inovações de marketing; 4) redes com instituições são essenciais para todos os tipos de inovação, capacitação dos empreendedores e redução da mortalidade das MPEs.

Publicado
2018-06-30